Informativos

As primeiras vacinas depois do nascimento

Um dos cuidados primordiais com o recém-nascido diz respeito ao seu calendário de vacinação. Antes mesmo de abandonar a maternidade, a criança recebe uma vacina e poucos dias depois precisa ser imunizada contra outra afecção.

Uma das perguntas mais recorrentes de pais e familiares nos postos de saúde refere-se ao motivo de efetuar a vacinação das crianças. Para que serve uma vacina? A vacina é uma fonte de imunização contra diversas doenças por meio do estímulo da produção de anticorpos. Normalmente, as vacinas são uma solução composta por micro-organismos mortos ou em determinado estado ótimo para ocasionar o desenvolvimento dos anticorpos por parte do organismo.

Após compreender o que é uma vacina e o que ela ocasiona no organismo humano, percebe-se a necessidade de estimular a vacinação das pessoas desde os primeiros instantes de vida.

Não há como negar que efetuar a vacinação no recém-nascido é uma atitude extremamente importante para o resto de sua vida. Isso porque, as duas vacinas feitas durante as primeiras horas de vida evitam o aparecimento de doenças pelo resto da vida da pessoa. Assim sendo, compreende-se mais profundamente a necessidade de manter em dia o calendário de vacinação, de estimular políticas públicas de vacinação e participar das mesmas.

As vacinas do recém-nascido e a saúde dos bebes
Uma das etapas mais importantes na vida das crianças é a vacinação. Esta modificará por completo a sua vida adulta. Caso não seja seguida de forma adequada, a criança poderá desenvolver graves doenças durante a tenra infância e nos casos mais graves, poderá vir a óbito.
Durante a etapa de recém-nascido há duas vacinas que precisam ser proporcionadas à criança: hepatite B e BCG. Ambas são protetoras de doenças extremamente graves e mortais quando manifestadas na infância. Por esses motivos, elas precisam ser priorizadas.

Hepatite B

Esta é a primeira vacina conferida à criança. Ela é aplicada antes da criança sair da maternidade. É normal que a imunização ocorra entre 12 e 24 horas após o nascimento do bebê. Esta vacina é importante, pois protege a criança de um subtipo de hepatite, a B. A aplicação da vacina ocorre na coxa.

Para a completa imunização contra a hepatite B é necessário que a criança tome a vacina após o nascimento e a segunda dose 30 dias após a primeira. Além dessas duas doses, existe a terceira. Esta deve ser feita depois de 180 dias da primeira.

BCG

A vacina BCG é protetora contra o poderoso Bacilo Calmette-Guerin. Caso esta bactéria acometa o bebê, ele poderá ocasionar um caso muito grave de tuberculose. Algo importante a ser citado é que esta vacina não confere proteção contra a tuberculose pulmonar. Ela é efetiva nos casos graves de meningite tuberculosa.

Antigamente, eram proporcionadas duas doses da vacina para as crianças. Posteriormente, verificou-se que ela age somente na primeira fase de vida. Por isso, ela deixou de ser repetida após dez anos da primeira imunização.

A vacina é aplicada entre o quarto e o décimo dia de vida do bebê. Normalmente, é aplicada no braço direito, o que ocasiona a formação de uma cicatriz.

Quer saber mais informações sobre vacinas e a saúde dos bebês? Não hesite em verificar os outros artigos do site. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.