Informativos

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 70% dos pacientes que realizam diálise para o tratamento da doença renal crônica, obtém o diagnóstico tardiamente, o que resulta em 15% de taxa de mortalidade de quem enfrenta o tratamento.

Diante deste cenário, no mês de março é lembrado a importância de realizar anualmente os exames de creatinina sérica e pesquisa de proteína para o controle de doenças renais.


Fatores de risco.
Segundo a entidade, pessoas que possuem suspeitas de problemas renais devem considerar as seguintes perguntas:

- Você tem pressão alta?
- Você sofre de diabetes mellitus?
- Há pessoas com doença renal crônica em sua família?
- Você está acima do peso ideal?
- Você fuma?
- Você tem mais de 50 anos?
- Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)?

Caso uma das respostas for sim, a orientação é que seja procurado um médico especialista.

Sintomas.
A doença renal crônica apresenta diversos sintomas, sendo os principais: falta de fome, mudança dos hábitos urinários como urinar mais à noite, fadiga, náusea e vômitos, aumento da pressão arterial, retenção de líquidos causando inchaços nas pernas, falta de ar e urina com sangue ou espumosa.

Tratamentos.
O tratamento deverá suprir a capacidade de remover os resíduos e o excesso de água do organismo, que antes era feito pelo rim. A forma com a qual ele será realizado irá depender da gravidade da doença. Em fases iniciais medicamentos ajudam a controlar os sintomas e quando não for mais suficiente, pode ser necessário fazer a filtragem do sangue com uma máquina de diálise ou realizar um transplante.

Como evitar
A principal forma de prevenir a doença renal é tratando e controlando seus fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo. Além disso, é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, beber água e não se automedicar.

Para um controle efetivo destes fatores de risco, é imprescindível realizar todos os anos o exame de creatinina, um resíduo produzido no fígado, rins e pâncreas, que é eliminado pela urina. À medida que se perde a função dos rins, o indivíduo passa a acumular a substância no organismo. Ressaltando que, isso ocorre quando mais de 50% dos rins estão comprometidos.

Aproveite o mês de combate e prevenção a doença renal crônica para colocar seus exames em dia. Entre em contato!

Outras imagens