Informativos

Por que tomar a segunda dose das vacinas?

Existem duas principais medidas de saúde no mundo. Estas têm sido potencializadas ao longo dos anos mediante novos desdobramentos e técnicas. Elas são a vacina e a potabilização da água.

A maior parte das pessoas compreende que a última medida diz respeito à ação de tratar a água e deixá-la pronta para o consumo. No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam o que é a vacina. Esta também é a sua dúvida? Então fique conosco e preste atenção nas explicações que serão fornecidas no texto. Através delas você entenderá o que é uma vacina e qual a importância de tomar todas as doses recomendadas.

O que é uma vacina

O método da vacinação foi introduzido por Pasteur. Em 1880 ele descobriu a vacina contra a raiva. Assim, ele foi designado o pai da vacinação. A partir dessa descoberta, as vacinas começaram a emergir no mundo no intuito de evitar o aparecimento de diversas doenças.

Em termos gerais, a vacina pode ser considerada um medicamento biológico que aplicado às pessoas saudáveis ocasiona a geração de defesas, ou seja, anticorpos. Estes atuam como protetores perante futuros contatos com os agentes infecciosos. Desta forma, consegue-se evitar o aparecimento de uma determinada afecção ou doença. As vacinas beneficiam tanto as pessoas vacinadas quanto as pessoas não vacinadas e que são susceptíveis à infecção por algum agente, haja vista que ocasionam a imunidade grupal.

Calendário de vacinação e as doses

Seja em laboratório, seja em posto de saúde, você já deve ter visto cartazes de incentivo à vacinação contra determinadas doenças. Rubéola, poliomielite, sarampo, gripe, são diversas as doenças que podem ser evitadas mediante o correto seguimento do calendário de vacinação. Por este motivo, é fundamental conhecer quando e quantas doses são necessárias para que a imunização seja feita de forma eficiente.

Muitas vacinas requerem uma segunda dose para proteger corretamente o organismo, formar anticorpos e blindar o corpo contra os agentes patógenos. É comum encontrar campanhas de vacinação estimulando a toma da segunda dose, isso porque muitas vacinas são fracionadas ou porque proporcionam reforço. Assim, é indispensável acatar a segunda dose e ficar plenamente protegido contra as doenças.

No que se refere ao número de doses e intervalo de tempo entre cada uma de estas, é preciso estar sempre atento/a as campanhas feitas pelo Governo Federal. Estas são importantes e servem como alerta à população sobre o calendário de imunização.

Riscos associados à vacinação

É importante pensar que os riscos da vacinação sempre serão inferiores aos benefícios. Além disso, é relevante considerar que a vacina evita o desenvolvimento de uma doença, ou seja, a pessoa fica protegida perante agentes que em muitas ocasiões podem ser letais.

As vacinas são medicamentos seguros e amplamente eficazes. Nenhum avanço da medicina conseguiu salvar tantas vidas quanto as vacinas. Graças a elas, as doenças percebidas como ameaças deixam de existir ou diminuem drasticamente.

Estes produtos farmacêuticos devem apresentar níveis de segurança mais altos se comparados com os outros medicamentos. Hoje em dia, todas as vacinas disponibilizadas passam por importantes controles de qualidade.

Embora os esforços por desenvolver vacinas perfeitas sejam iminentes, ainda é comum perceber o aparecimento de efeitos colaterais tais como febre, vermelhidão do local, dor muscular e dor no local da injeção.


Se você deseja conhecer mais informações acerca das vacinas e de outros protetores do organismo, não hesite em conferir as outras matérias do site. Caso precise, envie-nos a sua pergunta.