Informativos

Principais exames para gestantes

Todas as mulheres grávidas, sem exceção, devem fazer os exames do pré-natal. É a partir dele que o médico irá monitorar o desenvolvimento da gravidez, a saúde da gestante e a saúde do bebê. Os exames laboratoriais são fundamentais para a prevenção de doenças e complicações no parto.

A gestação é um momento extremamente importante para mulheres e homens. É nesta fase que o casal começa a colocar os planos em ação, escolher o nome da criança, arrumar o quarto e preparar diversas outras coisas para a chegada do bebê. A vida do casal irá, de fato, mudar para sempre.

Por isso, é um período que a mulher deve estar ainda mais atenta quanto à saúde. Afinal, se não tiver os cuidados certos, doenças e complicações irão aparecer, gerando problemas para a saúde da gestante e para a saúde do bebê.

A mulher deve procurar um ginecologista imediatamente após descobrir a gravidez - isso pode acontecer com um exame simples de farmácia. Embora a confirmação clínica virá depois de exames laboratoriais e consultas médicas.

O pré-natal deve começar, portanto, no momento em que a mulher tem a confirmação que está grávida. Sendo assim, a médica indicará os principais exames para a mulher, que devem ser feitos aos poucos, na medida em que a gestação vai evoluindo.

Principais exames:
Os principais exames para as mulheres são divididos de acordo com o trimestre da gestação. Confira:

Primeiro trimestre:
Exame de sangue: identificar o tipo sanguíneo da mãe e prever incompatibilidade com o tipo sanguíneo do feto. Além disso, irá detectar hepatite B, toxoplasmose, HIV, rubéola e sífilis.
Hemogramas: diagnostica a anemia.
Glicemia: importante para ver se há propensão ao desenvolvimento da diabetes.
Exame de urina: diagnostica infecção urinária
Ultrassom: irá identificar em qual fase está a gestação. Também pode ajudar a identificar anomalias cromossômicas ou malformações.
Papanicolau: identifica câncer no colo do útero.

Segundo trimestre:
Repetição do exame de sangue
Exame de glicemia
Ultrassom: verificar a formação dos órgãos.

Terceiro trimestre:
Repetição do exame de sangue
Ultrassom

Gravidez de alto risco
Há casos mais específicos, com a gravidez de alto risco, que precisam de exames mais intensos e frequentes. Nesses casos, é fundamental que haja um acompanhamento médico mais presente.

A gravidez de risco é caracterizada por complicações, como diabetes alta, que podem colocar em risco a saúde das gestantes e a saúde do bebê. Nesses casos, haverá variações nos exames indicados pelo médico.

Como fazer os exames para gestantes?
Primeiramente, a mulher deve procurar um ginecologista. É ele quem indicará os exames necessários. A partir disso, a gestante deve buscar um laboratório para fazer as coletas e exames.

É fundamental que ela escolha um laboratório de confiança e qualificação. Afinal, a saúde da gestante e a saúde do bebê devem estar sob os cuidados de profissionais experientes e responsáveis.
Para cada exame, há um tempo diferente para a saída dos resultados - que devem ser entregues ao médico. Além disso, a gestante deve consultar o médio e o laboratório sobre a preparação antes do exame. Por exemplo, os exames de glicemia devem ser feitos em jejum. Por isso, é importante perguntar para que haja veracidade nos resultados.