Informativos

O hemograma é o exame de sangue mais solicitado pelos médicos em consultas de rotina, de maneira geral, ele identifica doenças que bagunçam a composição do sangue, como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas.

O exame avalia a quantidade e as qualidades dos três principais grupos de células do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

Eritrograma: é a parte do hemograma que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias. Esta análise auxilia no diagnóstico de anemias, desidratação e hiperdiluição.

Leucograma: é a parte que avalia os glóbulos brancos, os chamados leucócitos, células de defesa responsáveis por combater agentes invasores. O leucograma auxilia no diagnóstico de infecções virais, bacterianas ou parasitárias, displasias medulares, leucemias e linfomas.

Plaquetograma: refere-se à dosagem das plaquetas, estas são fragmentos de células responsáveis pelo início do processo de coagulação. A dosagem de plaquetas é importante principalmente antes de cirurgias e, para avaliar quadros de sangramentos sem causa definida.

Um hemograma completo leva poucos minutos para ser realizado e não é necessário estar em jejum.

Outras imagens