Informativos

Sexagem fetal: tudo o que você precisa saber.

A ansiedade para escolher as roupinhas, os detalhes do quarto, o nome… Após a euforia da descoberta da gravidez, os futuros papais logo se vêem intrigados pela questão: é menino ou menina?

Tempos atrás essa pergunta só era respondida na 16ª semana com o ultrassom, mas hoje, é possível descobrir o sexo do bebê logo no início da gravidez, com o exame de sexagem fetal.

Desde o início da gravidez, existem células do feto circulando na corrente sanguínea da mãe. Sabendo disso, é coletado uma amostra do sangue materno a fim de identificar a presença do cromossomo Y, que caracteriza o sexo masculino. Logo, se ele é detectado, significa que o bebê é um menino. Caso o contrário, trata-se de uma menina.

O procedimento pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação e garante 90% de precisão no resultado, que é liberado entre 5 a 10 dias após a sua realização. Sendo seguro para o bebê e para a mamãe, o exame é feito no laboratório e não necessita de prescrição médica.

Lembrando, que o resultado pode ser alterado caso a mamãe já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão de outro homem.