Informativos

Vacina do HPV - Benefícios para a mulher

Quando nos falamos em HPV uma coisa deve vir-lhe à cabeça: prevenir é melhor do que remediar. Ainda sem uma cura existente, este vírus apresenta a prevenção como a sua melhor alternativa, principalmente às mulheres, que costumam sofrer ainda mais com as consequências da doença.

Responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, o HPV é uma doença sexualmente transmissível que possui mais de 150 tipos diferentes vírus, nos quais podem ocasionar o surgimento de verrugas na pele e nas mucosas.

Por mais chocante que possa parecer cerca de 54% dos jovens, entre 16 e 25 anos possuem o vírus do HPV ativo no corpo. Sendo que este pode ser eliminado naturalmente, ou em alguns casos manifestar lesões precursoras de cânceres como o no colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis orofaringe e garganta.

No Brasil existem dois tipos de vacina contra a HPV: a bivalente e a quadrivalente. Ambas possuem como objetivo proteger contra a infecção do vírus, principalmente os tipos 16 e 18, diferenciando-se apenas pela faixa etária indicada.

A vacina bivalente, é recomendada para meninas e mulheres de 10 à 25 anos, em um período de 0,1 e 06 meses. Enquanto a quadrivalente é indicada para meninas e mulheres de 9 à 26 anos, durante o prazo de 0,2 e 06 meses.

Mesmo sendo mais efetiva em pessoas que nunca tiveram o contato com o HPV, a vacina pode ser tomada por quem já tem uma vida sexual ativa. Vale lembrar também, que ela está disponível tanto para mulheres quanto para homens, porém no caso do sexo masculino, somente em redes privadas.

Em casos de mulheres gestantes, o ideal é que a vacina seja tomada após o término da gravidez. Para as gestantes que possuem HPV, é necessário consultar o médico para descobrir o melhor procedimento.

Na rede pública, as vacinas fazem parte do calendário de saúde do SUS estando disponíveis gratuitamente para meninas de 9 à 13 anos e para meninos 11 a 15 anos.

Aos usuários da rede privada, a vacina pode ser tomada por homens e mulheres de qualquer idade.