Serviços - Dúvidas Frequentes

Dúvidas

Um resultado preciso depende muito do preparo adequado antes da coleta. Se tiver dúvidas, ligue em nosso laboratório e busque orientações.”

Dúvidas frequentes:


1 - Exame de urina tem que ser a primeira urina da manhã?

A primeira urina da manhã é a ideal por permanecer mais tempo na bexiga. Deve-se colher em frasco apropriado fornecido pelo laboratório, seguindo as instruções de coleta:
• Antes da coleta, é necessário que se faça higiene prévia da genitália com água e sabão. Depois de higienizada, secar a região com uma toalha limpa.
• Os homens devem puxar a pele que recobre o pênis para trás. As mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina.
• Começar a urinar no vaso sanitário, fora do frasco. Após alguns segundos, colher somente a porção média do jato (2º jato) urinário diretamente no frasco.
A urina deve ser entregue no laboratório, no máximo 2 horas após a coleta.


2 - Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando
vamos fazer o exame?


O primeiro jato de urina pode trazer contaminação de células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.


3 - Posso fazer exame após ter realizado exercícios físicos?

Não. O exercício físico pode interferir em alguns exames, como a prolactina, alterando os resultados. Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais e bem definidas, as quais os médicos chamam de condições basais.
Por isso, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos reais.


4 - Menstruação interfere nos exames de urina?

Sim. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia (higiene íntima) na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina. Informar ao recepcionista se estiver menstruada.


5 - O uso de bebidas alcoólicas pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides, gama GT e componentes da coagulação. O ideal é, antes de realizar o exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.


6 - Como deve ser a alimentação para os resultados dos exames serem confiáveis?

Deve-se manter a dieta habitual (é o que você costuma comer no dia a dia). Existem exames, onde é necessário um jejum alimentar prévio. Deve-se seguir, rigorosamente, a orientação da recepcionista. Lembrando que, jejum prolongado também causa interferência em alguns exames. O jejum é obtido, em geral, durante o período de sono noturno. Jejum mantido durante o período de vigília ou de trabalho, normalmente não é adequado.
Urgência médica dispensa jejum!


7 - Água "quebra" o jejum?

Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.


8 - Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente para avaliar o estado febril ou infeccioso.


9 - Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Isto chama-se hematoma, extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão, falta de boa compressão no local da punção e paciente que usa algum medicamento que altera a coagulação do sangue, como Aspirina®, Marevan® e Marcoumar®.
O hematoma pode levar mais de 10 dias para desaparecer.


10 -Posso tomar chimarrão antes de coletar o sangue?

Não. Pois a erva do chimarrão contém cafeína e algumas podem conter açúcares que podem causar interferência no resultados dos exames laboratoriais.


11 –Qual é o exame que eu devo fazer para saber se estou grávida?

O exame de sangue para saber se esta grávida é o Beta-HCG. Não é necessário estar em jejum para realizar esse exame.
O Beta-HCG (teste de gravidez) só pode ser realizado mediante apresentação de um DOCUMENTO COM FOTO.


12 – Qual exame que mostra tudo?

Não existe um exame que mostre tudo, para cada doença existe um exame específico, por isso é importante consultar um médico para relatar o que você esta sentindo e o médico irá solicitar os exames corretos para cada situação.